Perguntas e respostas sobre o AppDay

banner-Microsoft-World

Este post será um repositório de perguntas e respostas. Questões que apareceram e estão aparecendo com frequência, durante e após o AppDay, tentarei responder não pelo Facebook ou Twitter, mas deixar público no blog para que mais pessoas tirem proveito.

Mãos a obra..

Gostaria de assistir novamente os vídeos do AppDay. É possível?
Sim, porém a melhor forma é assistir os vídeos que fizemos para o “evento Offline”. Muitas localidades do Brasil não possuem uma banda de internet com velocidade suficiente para transmitir ao vivo, por isso, gravamos 3 vídeos que possuem um conteúdo bem próximo ao evento que aconteceu dia 20/04. Estão divididos em três partes. Parte 1, parte 2 e parte 3.

Onde estão os templates para download?
Todos eles nos links abaixo:
http://win8appdaytemplate1.codeplex.com/
http://win8appdaytemplate2.codeplex.com/
http://win8appdaytemplate3.codeplex.com/
http://win8appdaytemplate4.codeplex.com/
http://win8appdaytemplate5.codeplex.com/

Não encontrei na minha versão do Visual Studio as opções para fazer aplicativos para o Windows 8. O que está havendo?
Provavelmente ou você não está utilizando o Visual Studio 2012 ou então está com a versão correta mas é preciso instalar o SDK. Adquira aqui

O que faço para publicar minha App se tenho menos de 18 anos e/ou não possuo cartão de crédito?
A primeira alternativa é você utilizar a conta de um amigo que já possui um perfil na Windows Store. Mesmo desta forma você irá receber seu certificado da Microsoft, independente “em nome de quem” a publicação está.

Já fiz meu aplicativo e submeti para a Windows Store. O que devo fazer agora para receber meu certificado?
Acesse a página oficial do AppDay e clique no botão “Cadastre a sua App”. Você será direcionado pare este formulário. Nele, basta preencher seu nome, sobrenome, email, endereço, link da sua app já aprovada pela Windows Store e nome da cidade, caso você tenha acompanhado o evento de forma presencial. Com isso, a Microsoft enviará por correio um certificado para seu endereço.

Existe a possibilidade de encaminhar minha App para alguém publicá-la em meu lugar?
Sim. Nesta página você encontrará o AppUploader. É um site onde você informa alguns dados pessoais e mesmo sem o uso do seu cartão de crédito, seu aplicativo será publicado. Só a título de informação, contratamos uma empresa para fazer esta publicação, justamente para atender menores de idade ou aqueles que não possuem cartão de crédito. A empresa irá publicar seu aplicativo e então lhe encaminhar o link da sua App. Este processo pode levar aproximadamente 7 dias.

Gostaria de fazer um aplicativo que os templates disponíveis não atendem, eles são simples demais. Este aplicativo traria informações do meu blog automaticamente, estaria integrado com meu Facebook, entre outras coisas. O que devo fazer?
Se você está fazendo seu primeiro aplicativo, é muito importante seguir a linha da proposta do AppDay, que é justamente manter a simplicidade da sua app para que consiga finalizar o projeto até o dia 5/5. Não se esqueça, mesmo sendo um aplicativo simples com uso de templates, este exercício já está bem a frente de um “Olá Mundo” que normalmente um desenvolvedor cria como primeiro passo. Sugiro que tenha em mente o frase “FROM GOOD TO GREAT”. Em um cenário acadêmico (que é a proposta do AppDay) é preciso focar em aprender primeiro. Muito provavelmente o resultado do seu primeiro aplicativo não atinja o que você realmente desejava fazer. Mas novamente, FROM GOOD THO GREAT. Entenda o básico do processo de desenvolvimento. Só desenvolva do zero se já tiver experiência com as tecnologias apresentadas. A corrida para chegar a Lua durou quase 20 anos (1957 a 1975) mas antes de chegar lá era preciso primeiro fazer voos de 1km, depois 10 km, 100km.. “Quem quiser alcançar um objetivo distante tem de dar muitos passos curtos.” Helmuut Schimidt

 *continuo lendo as dúvidas que chegam para continuar atualizando este mesmo post  :)